POR TRÁS DOS QUADRINHOS: AQUAMAN



A More Fun Comics #73, de novembro de 1941, trouxe o personagem Aquaman em suas páginas. Criado por Mort Weisinger e Paul Norris, Sua primeira aparição foi feita através de uma narrativa pessoal, como memórias. Ele fala que seu pai era um explorador que descobriu Atlântida e lá construiu uma casa, onde ensinou Arthur a se adptar ao mundo submarino. Aquaman era extremamente forte e ágil, graças a pressão do fundo do mar, mas seu poder sobre os animais marítimos era temporário, durante em torno de um minuto. Ele não conversava com eles telepaticamente, mas conseguia "falar" com eles, desde que estivessem em uma proximidade de 18 metros, mais ou menos. Ele chegou a enfrentar submarinos nazistas e embarcações de do Eixo, durante a II Guerra Mundial, mas nunca fez parte de nenhum grupo de super-heróis, pois seu ambiente era a água, ele nunca ia para a terra firme. Ele teve histórias contínuas, saindo da More Fun Comics e indo para a Adventure Comics.

Na década de 1950, ele ganhou seu primeiro parceiro, o polvo Topo, mas ao final dessa década sua história ganhou novos elementos e ele ganhou um nome humano, Arthur Curry. Seu pai agora era Tom Curry, um faroleiro, e sua mãe era Atlanna, uma pária que residia no mundo aquático de Atlântida.
Esse novo Aquaman não havia nascido e aprendido a ser um ser aquático, mas sim um mestiço que tinha a capacidade de sobreviver embaixo d'água, além de se comunicar com os seres aquáticos. Arthur também teve um passado no qual atuou como Aquaboy e chegou a conhecer o Superboy.
Um dos seus maiores inimigos, surgiu nessa época também e é o meio-irmão de Arthur, Orm Curry. Ele nasceu do segundo casamento de Tom Curry, após a morte de Atlanna. Invejoso e com um ódio mortal pelo seu irmãos, pois possuía poderes incríveis e sempre o liberava de problemas, Orm se tornou o Mestre dos Oceanos.
Sua capacidade telepática surgiu com o tempo, bem como uma fraqueza bem inusitada. Ele somente poderia ficar uma hora fora d'água, senão morreria.
Na revista Brave and the Bold #28, de março de 1960, Aquaman se juntou ao Flash, Lanterna Verde, Mulher Maravilha - todos reconfigurados para a Era de Prata - e o Caçador de Marte e formou a super-equipe Liga da Justiça, com pequenas participações de Batman e Superman. Ele enfrentaram o monstro alienígena Starro, mas essa não foi a primeira vez que eles haviam se encontrado, como foi mostrado em Justice League of America #9, de fevereiro de 1962. Mas anos antes, em fevereiro de 1960, Aquaman ganhou seu parceiro mirim em Adventure Comics #269, Aqualad. Já em sua revista-solo, em outubro de 1963, ele conheceu sua parceira e esposa, Mera, uma rainha de outra dimensão. Nessa época ele já havia sido coroado como soberano de atlante, após o falecimento do rei anterior, que não tinha herdeiros. Ele e Mera tiveram um filho, Arthur Curry Jr, que terminou assassinado pelo vilão Manta Negra.
Em maio de 1963, se juntou a esse grupo a personagem Tula, que ficou conhecida como Aquagirl. Ela era namorada de Garth, o Aqualad.
Aquaman já foi líder da Liga da Justiça, já trocou seu uniforme clássico por uma camuflado de azul. Seu irmão e suas origens tiveram ligações místicas. Em 1989, sua história teve mais uma mudança na qual ele é Orin, filho de Atlanna que é abandonado em Mercy Reef, pois ele possuía cabelos loiros, que foram considerados como uma maldição. Ele foi encontrado por um faroleiro que lhe deu o nome de Arthur Curry. Após seu pai adotivo desaparecer, ele conhece os inupiat e se apaixona por Kako, com quem tem um filho. Orm é ainda meio-irmão de Aquaman, mas dessa vez ele é filho de Atlan - pai de Orin - e de uma inupiat.
Tempos depois ele termina perdendo uma das mãos e mudando totalmente de atitude, coloca no lugar da mão um arpão com cabo retrátil e tira a blusa laranja substituindo por uma ombreira metalizada de gladiador. Nessa fase, Aquaman se torna extremamente violento, chegando a usar sua capacidade de controle dos animais para causar um tsunami.
Aquaman chegou a ser dado como morto, junto com outros membros da LJA, mas são trazidos de volta pelo Corvo Manitu. Nisso, Aquaman se tornou um tipo de deus dos mares. Quando ganha um corpo, Arthur substitui o arpão por uma mão criada pela Dama do Lago, que é água manipulada.
Aquaman, depois de perder seu eterno conselheiro Vulko, seu filho bastardo Koryak - que ele teve com Kako - e deixar seu pior inimigo, Manto Negro, ser devorado por tubarões. se torna um eremita subaquático conhecido como Morador das Profundezas.
Ele termina falecendo ao enfrentar Narwhal, que supostamente é seu filho, mas retorna quando anéis negros trazem vários personagens de volta para serem Lanternas Negros.
Aquaman foi um dos participantes de extrema importância da saga Ponto de Ignição, enfrentando o exército de amazonas, lideradas pela Rainha Diana. Ele tem um novo começo em Novos 52, sendo muito bem aceito por vários leitores.


Contribuição do amigo Andre Luz do ECN - Esmiuçando a Cultura Nerd

CONVITE!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD 

Postar um comentário

0 Comentários