POR TRÁS DOS QUADRINHOS: Nuclear (Firestorm) - O Homem Atômico

Nuclear ou no original em inglês Firestorm e um personagem da DC Comics que foi criado na Era de Prata por Gerry Conway e Allen Milgrom. Na realidade boa parte dos fãs brasileiros tiveram contato com ele através da animação da Hanna Barbera Superamigos. Eu mesmo foi um deles, e na época o personagem era conhecido na TV como Tempestade (nome que se aproximava mais do original Firestorm -Tempestade de Fogo). Só passei a conhecer ele como Nuclear, quando passei a ler as Hqs da DC publicadas no Brasil pela Editora Abril, antes disso era publicado pela EBAL.

Como disse o personagem foi criado na Era de Prata por Gerry Conway e Allen Milgrom. Teve sua estreia na revista Firestorm #01 em 1978. Origem era bem distinta das demais, já que o personagem era formado por dois indivíduos, possuindo assim duas personalidades. Nuclear era formado pelo Prêmio Nobel de física Martin Stein e pelo estudante de escola secundária Ronald Raymond. Ambos foram pegos num acidente Nuclear que permitiu que aos dois se fundirem num único ser, o Homem Atonico que ficou conhecido como Nuclear (Firestorm). Como no acidente o professor Stein estava desmaiado, Raymond passou a controlar o corpo e o professor passou a ser uma voz de orientação, passando informações.
Seus poderes na época eram variados:
- Capacidade para reorganizar a estrutura atômica e molecular da matéria.
- Pode alterar a densidade de objetos, incluindo o seu próprio corpo, e torná-los intangíveis.
- Pode absorver força explosiva e radiação para dentro do corpo.
- Força Sobre-humana.

Após sua transformação, eles decidiram usar seus poderes para ajudar e se tornaram um super-herói. Ele fez parte da liga da justiça, sendo um dos heróis importantes da equipe. Nuclear participou ativamente da Crise nas Infinitas Terras.
Em 1986 com a saída de Conway da serie, John Ostrander assumiu o comando de Nuclear e mudou totalmente a linha do personagem, dando uma postura bem diferente ao Nuclear, que passou a se importar com o meio ambiente, questões políticas. Durante esta fase o professor Stein desenvolveu um câncer que não era tratável, devido ao acidente. Como ultimo desejo, ele queria tornar o mundo melhor e começou a um arco de ações que o colocariam diretamente contra os governos do mundo. Ele decidiu forçar as grandes nações a abrirem mãos de todo o seu armamento nuclear. Este ato não foi bem visto e o Governo Americano enviou uma força de ataque inicialmente composta de militares, mas depois ao ver que não haviam conseguido nada, enviaram super-heróis e depois vilões ligados ao esquadrão suicida. No final um super ser soviético conhecido como Pozhar alcunha para o cientista Mikhail Denisovitch Arkadin, que havia sido afetado por um acidente nuclear e se tornado um homem atômico que foi vivia confinado numa roupa de contenção, foi enviado para lutar contra Nuclear no deserto de nevada. Na luta Nuclear venceu, deixando Pozhar preso numa piscina de água pesada, já que sua roupa havia sido destruída. Tanto o governo americano, como Russo, vendo que não havia outro jeito, decidiram lançar uma bomba atômica em Nuclear. No momento em que a bomba foi lançada, Professor Stein e Raymond se separam, com o professor caindo no chão aparentemente morto. Pozhar percebe que o Nuclear e composto por duas pessoas e ao ver que a bomba vai acertar aos dois, tenta ajudar aos dois a se fundir novamente, mas antes que eles possam fazer outra coisa a bomba explode sobre os três e toda a explosão, pulso magnético, calor e radiação e absorvida para o centro onde os três estavam e quando a fumaça passa, Nuclear esta no centro do ponto zero totalmente para lizado. O exercito americano ataca o Nuclear que revida e derrota a todos, quando o general americano informa ao Nuclear que tanto os russos como os americanos iram iniciar o desarmamento. Quando ele fala isso nuclear desaparece. Enquanto isso Tanto Raymond como Arkadin reaparecem cada um em sua casa, sendo que Raymond diz que ele não controla mais o Nuclear e que o Arkadin agora faz parte desse novo Nuclear. Na realidade este novo Nuclear era formado pela mente em aminésia do professor Stein, sendo assim era formado por três seres numa fusão.
Em 1989, esta fase foi alterada profundamente, quando Raymond e Arkadin enfrentaram um Clone deles na Russia, sendo derrotados e tendo a consciência de Stein sendo absorvida por ele. Eles recorreram a ajuda de um mago russo, que lhes disse que na realidade o Nuclear era uma força elemental da fogo que a mãe terra estava chamando para defender ela contra o abuso que estava sofrendo. Na realidade este elemental, queria se fundir ao Professor Stein, mas ele estava inconsciente. O Mago Russo, disse que só havia um jeito de ajuda-los, que a forma verdadeira do Elemental fosse liberada, mas isso faria com quem Arkadin e Raymond deixassem de existir como eram. Liberando a forma real do Elemental, tanto Raymond como Arkadin deixam de existir como seres independentes como a mente de Stein e liberada. Agora Nuclear e um elemental do fogo e tem como foco defender a terra contra a poluição e devastação.
Esta na fase do Nuclear se mostrou fraca, tendo um baixo retorno do publico, sendo posteriormente cancelada. Mas antes do cancelamento o Professor Stein se tornou o verdadeiro elementar do fogo, substituindo Raymond e Arkadin que foram foram devolvidos às suas velhas vidas, e o novo Nuclear foi exilado acidentalmente no espaço no processo de salvar a Terra, onde passou muitos anos viajando como um errante. Após isso, voltou à Terra em duas ocasiões: o evento crossover Guerra dos Deuses, e em Extreme Justice #5, onde com ajuda do Capitão Átomo, curou Raymond de sua leucemia, permitindo que ele pudesse retre o poder original do Nuclear. Com o Raymond voltando a ser o Nuclear, ele volta a aparecer em várias publicações, atuando como Nuclear, bem como participando da Liga da Justiça. 

Foi no crossover Crise de identidade que Raymond tem o peito atravessado por uma espada magica, fazendo com que ele explodisse. A energia residual decorrente da explosão do Nuclear se funde no Jason Rusch, que passa a se transformar no Novo Nuclear. Apesar de aparentemente morto, Raymond ainda existia como espirito na matriz energética do Nuclear. Este novo Nuclear era bem diferente do anterior, pois ele pode se transformar apenas tocando em qualquer pessoa que automaticamente a fazer parte da matriz do Nuclear.O único problema e que se ele não tivesse cuidado, a pessoa podia ser totalmente absorvida deixando de existir. Os poderes deste novo Nuclear eram praticamente iguais, sendo que ele agora podia transmudar matéria orgânica. Como tempo, ele desperta o espirito de Raymond que o ajuda em uma ocasião. Depois ele encontra o professor Stein que o ajuda e reconfigurar o poder da Matriz Nuclear e por algum tempo faz parte do Nuclear, sendo posteriormente raptado pelo Darkseid.
Após os eventos de Flashpoint, Nuclear e alterado, tendo sua origem recontada. Dessa vez o Professor Martin Stein e apenas mencionado como criador da Matriz Nuclear e o seu aluno Jason Rusch, fosse com a Matriz que acidentalmente e absorvida por ele e por Raymond que passam a se transformarem no homem atômico cada um, sendo que Jason tem o poder de transmutar e Raymond de liberar rajadas de energias e quando eles se fundem, forma o fúria, um ser gigante que tem os mesmos poderes do Nuclear original, e com a mesma personalidade do Nuclear Elemental. Esta fase foi fraca e descaracterizou totalmente o personagem. No final da saga os dois passam a se fundir e formar um Nuclear bem mais semelhante ao original.
Contribuição do amigo Marcello Paulino do Diário de Bordo

Postar um comentário

0 Comentários