CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ 2016: CARLSEN JOGA A ABERTURA TROMPOWSKY?!


Novembro já viu dois "underdogs" se tornarem campeões. Os Chicago Cubs ganharam a World Series e Donald Trump é o presidente eleito. Será Sergey Karjakin quem derrotará o Campeão do Mundo Magnus Carlsen? As probabilidades estão de encontro a Karjakin, mas até agora em novembro, as probabilidades não importaram.

O primeiro jogo do Campeonato Mundial de Xadrez começou no dia 11 de novembro no South Street Seaport, em Nova York. O norueguês de 25 anos, Campeão do Mundo, Magnus Carlsen tinha as peças brancas. O de 26 anos, russo, e desafiante Sergey Karjakin tinha as peças pretas. Bem, Carlsen teve a maioria dos movimentos com as peças brancas, o ator Woody Harrelson parou para fazer o primeiro movimento cerimonial.

O que esperar?

Jogar Carlsen no xadrez é como jogar craps em um cassino, quanto mais você jogar, mais provável é que você vai perder. Carlsen é provavelmente o melhor jogador de finais do mundo, então se você está indo para vencê-lo, você tem que vencê-lo com um nocaute rápido. No último Campeonato Mundial de Xadrez contra Anand, Carlsen perdeu um jogo. Foi porque Anand não deixou Carlsen chegar ao final, assim Carlsen caiu na preparação de Abertura famoso Anand.Duas razões para ser otimista para Karjakin:  
1. Karjakin tem as peças pretas hoje. Como discutido no artigo de visualização lichess.org, Karjakin e Carlsen jogaram 47 jogos. Karjakin venceu 11 delas, 9 dessas vitórias foram com as peças pretas. 

2. Carlsen tem o hábito de começar torneios mal. Alguns dizem que é porque Carlsen está entediado e precisa fazer xadrez mais difícil de ser interessante. Mas este não é um torneio, é um jogo, e é difícil imaginar Magnus trazendo nada além de seu "Um jogo".

PARTIDA 01:

  


Não o que alguém esperava! Magnus inicia com o Ataque Trompowsky  de seu saco, uma abertura nunca vista em um Match de um Campeonato Mundial. O ataque de Trompowsky alcança um par de objetivos para Carlsen, negocia fora das partes e acelera ao final do jogo, onde Carlsen é assim perigoso. Tal abertura pouco usada evita também a preparação provável do oponente. O Ataque Trompowsky também danifica a estrutura de peão de Karjakin, o que lhe dá uma fraqueza permanente para que Carlsen ataque, tudo isso a custo de um Bispo por um Cavalo.




  Foram realizadas trocas de massa e quando a poeira se instalou no movimento 19, tudo o que restava para cada lado era uma peça menor, uma Torre e 6 peões. Karjakin tinha um Bispo ao quadrado escuro, Carlsen um Cavalo. Carlsen também tinha melhor estrutura de peões, e Karjakin tinha dois peões dobrados na coluna f, e um peão isolado h. Magnus tinha uma ligeira vantagem, não o suficiente para um humano normal converter-se a uma vitória, mas este é Magnus Carlsen, e ele é tudo menos um ser humano normal!Mas, no final, Magnus jogou muitos movimentos intrincados com os peões, tornando sua posição inflexível. Para ser específico, Carlsen jogou no lance 27.f4, e foi criticado por Karjakin na conferência de imprensa pós-jogo. Karjakin afirmou que o movimento fez a posição muito estática, facilitando sua defesa.Karjakin tem as peças brancas no sábado. Que abertura ele escolheria? Karjakin terá chances de ganhar?Sobre o autor: Tyler Schwartz é um embaixador apaixonado xadrez. Tyler é o Presidente de Xadrez aos 3 anos, ensinando xadrez a crianças em todo o mundo com a idade de 3 anos. Ele é o Chefe de Mídia em lichess.org. Tyler também gerencia um clube de xadrez no lado leste superior de Manhattan.



Uma curiosidade rápida: De acordo com o que eu li no Reino de Caíssa, a abertura usada nesse primeiro jogo foi criada por um brasileiro! Nas palavras de Francisco Dantas: "Octávio Figueira Trompowsky de Almeida (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1897 — Rio de Janeiro, 26 de março de 1984) foi um enxadrista brasileiro, criador da Abertura Trompowsky, que já foi utilizada inclusive por Garry Kasparov. Foi campeão brasileiro em 1939 e defendeu o Brasil em duas olimpíadas de enxadrismo. É autor do livro Partidas de Xadrez.

Trompowsky empatou com Alekhine na olimpíada de 1939, em Buenos Aires. Na última rodada, enfrentou Capablanca, sendo esta a última partida de torneio do mestre cubano.
"

Postar um comentário

0 Comentários