O misterioso jogo Deadly Double


A tensão causada pela segunda guerra já estava se tornando tão palpável que quase podia ser cortada com uma faca. Bastava uma pequena faísca para tudo explodir de vez. Esse era o cenário em 1941, ano em que os Estados Unidos entraram na guerra pra valer. Mas enquanto nada de fato acontecia, dois anúncios estranhos apareceram em uma revista chamada "New Yorker".
.
Os anúncios estranhos
.
Aparentemente inofensivo, o primeiro anúncio que ficava na página 32 da revista tinha a palavra "atenção" em 3 línguas: uchtung (alemão), warning (inglês) e alerte (francês). Na parte inferior tinha uma figura de dois dados, um branco e outro preto, com os números 12, XX (seria 20 em algarismos romanos?), 24, 5, 0 e 7. O anúncio pedia para que o leitor visse um segundo anúncio na página 86. Por fim, havia a marca da empresa anunciante: Monarch Publishing Co. - Nova Iorque. Mesmo naquela época, o anúncio parecia ser bastante incomum e ter um design estranho.

.
Então a pessoa ia até a tal página 86 e encontrava um anúncio muito maior e mais específico que tinha uma figura cuja parte superior retratava um ataque aéreo e a parte inferior retratava um grupo de pessoas aparentemente confinadas numa espécie de abrigo ou bunker e jogando dados. Em seguida as 3 traduções da palavra "alerta" apareciam novamente. O texto a seguir contava mais o que era tudo aquilo:


Esperamos que você nunca tenha que passar uma longa noite de inverno num abrigo antiaéreo, mas estávamos apenas pensando...é apenas senso comum estar preparado. Se você não estiver muito ocupado entre o agora e o Natal, por que não se sentar e planejar uma lista de coisas que irá querer ter em mãos.
...Enlatados, claro, e velas, sterno*, água engarrafada, açúcar, café ou chá, conhaque e alguns cigarros, blusas de frio e cobertores, livros ou revistas, cápsulas de vitaminas...e embora não haja tempo, de fato, para pensar no que está na moda, apostamos que a maioria dos seus amigos irá lembrar de incluir estes intrigantes dados e fichas que se tornaram o jogo favorito de Chicago
"O DUPLO MORTAL"

*Sterno é um tipo de lata com combustível que se usa para cozinhar coisas em acampamentos por exemplo, ou seja, praticamente um fogão portátil e descartável.
.
Evidentemente todos estes itens citados seriam bastante úteis em caso de ataque aéreo, onde as pessoas teriam que ficar num abrigo por horas ou até dias. O anúncio então terminava com a figura de uma águia de duas cabeças segurando um escudo com dois "X"s no centro. Havia por fim um pequeno aviso de que o tal jogo estaria disponível em todas as lojas de departamentos do país.

O que torna tudo ainda mais estranho é o fato de que parece que todos ignoraram completamente o que se dizia nos anúncios. A verdade é que na época todos os anúncios eram tão apelativos e dramáticos que as pessoas já nem se importavam mais. Então por que o deadly double se tornou uma lenda?
.
Numerologia
.
A numerologia trata de encontrar coincidências em números que incialmente parecem desconexos. Entretanto, apesar da árdua tarefa de analisar cada número e conectá-lo a eventos futuros ou passados, a maioria das teorias é balela e não tem credibilidade alguma. Mas é claro que os numerologistas não poderiam deixar os famosos dados do jogo passarem desapercebidos.
.
Analisando melhor a situação, o que se percebeu foi que os anúncios tinham sido publicados apenas 16 dias antes do famoso e fatal ataque de Pearl Harbor acontecer, ou seja, a “desculpa” que os Estados Unidos usaram pra entrar de vez na segunda guerra. Teria sido de propósito ou foi só uma coincidência?

O destroier USS Shaw que estava em Pearl Harbor explodiu depois que foi bombardeado pelos japoneses no dia 7 de dezembro de 1941.
Quanto aos números: 12, XX (ou 20), 24, 5, 0 e 7.
.
O ataque aconteceu no dia 7 de dezembro daquele mesmo ano, ou seja, 7/12. Os números 5 e 0 foram interpretados como sendo 5 de 24 horas. Entretanto o ataque ocorreu às 7 da manhã, então alguns acreditam que 5 era a hora planejada, mas houve um atraso e acabou acontecendo às 7. O número 20 seria a latitude do alvo. Sobrou então o número 24. Teorias apontam que podia significar um código de identificação do responsável pelo anúncio.
.
Seria então um aviso de que um ataque aéreo poderoso estava por vir?
.
Imagens
.
.
A imagem do segundo anúncio ainda levanta discussões. Há quem ache que a superfície é terra e há quem ache que é água. Se for água mesmo, então podemos ver uma explosão no canto esquerdo e holofotes iluminando o céu. As figuras no céu podem ser interpretadas como aviões bombardeiros. Como Pearl Harbor ficava no Havaí, então seria bastante coincidência ter água na imagem e um ataque aéreo acontecendo.
.
Na parte inferior da ilustração, as pessoas no bunker não parecem incomuns e estão contentes em jogar e fazer suas apostas nos dados. Claro que há um rapaz no canto direito olhando meio estranho, mas é algo que foi relevado.
.
No final do anúncio havia a estranha águia. Esse símbolo era muito conhecido e amplamente utilizado pelos nazistas. Podia talvez representar duas grandes potências da época: Alemanha e Japão. O nome do jogo “deadly double” poderia ser uma alusão do ataque que as duas estariam promovendo contra os americanos.
. 
Estariam as duas tramando mesmo contra os Estados Unidos?
.
As investigações
.
O FBI não deixou barato. Aquilo tinha que ser investigado porque poderia ser uma espécie de código secreto para armar um ataque. Quando procuraram pela Monarch Publishing Co., descobriram que ela não existia. Acharam que poderia ser uma empresa fantasma.
.
O jeito foi interrogar o pessoal da revista New Yorker. Um dos editores revelou que os anúncios tinham sido entregues por um homem branco que pagou tudo em dinheiro e nunca revelou o seu nome. As investigações então continuaram e até encontraram um suspeito chamado Roger Craig. O problema é que ele tinha morrido misteriosamente em um acidente recentemente. A então recente viúva do Sr. Craig, a Sra. E. Shaw Cole of Montclair, afirmou que ajudou o marido a bolar os anúncios, mas que não tinha nada a ver com o ataque japonês de Pearl Harbor. Ela também não tinha ideia de onde ele tinha tirado os números estranhos dos dados e que tudo não passou de propaganda apelativa e coincidência. Por fim contestou como anúncios em uma revista local poderiam ser um aviso para o exército japonês que ficava do outro lado do Oceano Pacífico, principalmente numa época em que a comunicação era mais difícil de ser transmitida rapidamente.
.
O jogo não foi encontrado em nenhuma loja de departamentos.
.
Sem mais pistas, o caso acabou arquivado.
.
O que a internet nos revelou
.
É estranho pensar que esse jogo era tão misterioso e parecia prometer tanto, o que tornou tudo bizarro e parece ter sido esquecido com o tempo. A verdade é que tem fotos do tal jogo na internet. A caixa com a águia de duas cabeças impressa na frente é a prova de que algo nessa história não está batendo. Dentro, dois dados (um preto e um branco já amarelado pelo tempo) e valores estranhos se apresentam junto com um manual de como jogar. Se esse jogo existiu de fato, como ninguém o encontrou nas lojas?

"O Duplo Mortal - Um jogo para jogar por sua conta e risco"

Caixa e dados originais.
.
Manual
 A verdade é que a viúva deixou claro que o jogo chegou a ser vendido nas lojas, mas não tão bem quanto eles esperavam e acabaram sendo retirados. Há alguns disponíveis para venda na internet, principalmente no Etsy e no Ebay.
.


.
Os anúncios parecem apenas ter pego a onda do medo da guerra e usaram o mais puro marketing pra vender algo que era comum naquela época: jogos de dados. Por que não criar um mistério ao redor de um jogo tão simples? Venderia mais, certamente!
.
Eu encontrei ainda um terceiro anúncio explicando o que era o Deadly Double, quanto custava e onde encontrá-lo (podem haver erros de tradução, então me corrijam nos comentários por favor).
.
Clique para ampliar.
O Duplo Mortal
.
Um jogo para jogar por sua conta e risco
 .
À venda nas lojas de departamentos e artigos esportivos e presentes para homens.
 .
O Duplo Mortal
 .
É apenas uma das armadilhas que está aguardando o desportista que se apossar deste fascinante novo jogo de pegar-e-tirar, a menos que o duplo mortal o pegue antes. É um joguinho muito bom e silencioso - pode ser jogado por qualquer número - ninguém tem que sentar e "apostar", mas certas regras devem ser escrupulosamente observadas.
 .
Não jogue em um cômodo que tenham facas à vista.
Não jogue em casa se você mora com seus parentes.
Não jogue com estranhos.
Não jogue se você só tem mais essa última camisa.
Não pense que pode derrotar o jogo com um "sistema".
 .
O que é afinal
 .
Tem dois dados muito inocentes. Você notará que tem números estranhos em um e até no outro. Mas não os deixe te incomodar. Tudo o que você tem que fazer é manter a cabeça erguida e sua mão firme, então jogue os dados. Tudo ficará bem por uns cinco minutos e então alguém atingirá o "duplo mortal". Você aprenderá o resto logo.
 .
As regras
 .
Podem ser aprendidas em poucos minutos de jogo. Tem 6 valores simples de pontuação.
 .
0,60 pela Edição Padrão numa caixa do tamanho para bolso.
2,50 pela Edição de Luxo, incluindo 200 fichas coloridas. Um presente diferente.
.
Aqui a gente pode observar a ironia do Sr. Craig e como ele brinca com certas coisas, como dizendo que o jogo é silencioso, o que provavelmente é ótimo pra quem quer se esconder de soldados inimigos durante a guerra e ao mesmo tempo espantar o tédio. Também sobre não brincar com facas à vista ou com parentes por perto porque pode dar briga se você vencer o jogo. Há ainda uma menção a uma tabela que postei um pouco mais pra cima com 6 valores básicos de pontuação (matching number). E por fim ele explica que pode-se obter nas lojas de departamentos e em 2 versões, sendo uma mais completa e também mais cara.
.
Essa é a versão de luxo. Repare nas fichas na parte inferior da caixa revestida com couro.

Uma análise sobre as imagens me fez pensar um pouco. Qual seria o sentido de pessoas comuns se esconderem em um bunker sob a água? Principalmente se estão morando num continente? Esse jogo certamente sequer chegou às ilhas do Pacífico, então não teria sentido mesmo. A superfície acima delas parece ser terra e nada mais, com uma montanha num dos cantos. E por que as pessoas estão tão contentes quando suas casas estão sendo bombardeadas? Talvez o Sr. Craig quisesse apenas criar a ilusão de que o jogo de dados era tão legal que você poderia se distrair e esquecer um pouco os horrores da guerra.
.
A águia de duas cabeças não era exclusividade dos alemães nazistas. Uma rápida pesquisa me mostrou que ela era e ainda é um símbolo muito utilizado por toda a Europa, incluindo países como a Rússia (a águia bicéfala, como é conhecida, faz parte do atual escudo de armas russo), Áustria e Sérvia. Até mesmo o império bizantino usava ela. Isso por si só põe dúvida se o jogo tinha algo mesmo a ver com os nazistas.
 ..
O que sabemos, entretanto, é que Craig tinha trabalhado para o Office of Strategic Services (Gabinete de Serviços Estratégicos), o precursor da CIA, durante a segunda guerra. Isso por si só poderia explicar o porquê dele utilizar símbolos tão estranhos e apelar tanto para o temor da guerra em seus anúncios.
 .
Não vou negar que ainda tenha um certo mistério ao redor do jogo, principalmente por envolver tantos símbolos suspeitos, mas talvez a Sra. Montclair estivesse certa, talvez tudo não tivesse passado de uma simples coincidência.
.
.
E você, leitor (a), o que acha de tudo isso? Concorda ou discorda de mim? Deixe um comentário!

Postar um comentário

1 Comentários