TRAILER LEGENDADO DE PAWN SACRIFICE!!!


Percebi uma ironia agora pouco sobre Bobby Fischer, se fosse possível enquadrá-lo em uma letra e um número, até mesmo um gênio irrefreável como ele, elas seriam: C4. Mais do que simples junções, na química a sigla representa um explosivo altamente poderoso, que foi o que Fischer representou contra os muros intelectuais da União Soviética. Em gírias militares, c4 é a denominação dada aos sujeitos tidos como socialmente loucos, e Fischer também o era. E claro, no xadrez, é o movimento inicial em que o peão que fica a esquerda da Dama avança duas casas, mas do que a ser abertura inglesa, foi o movimento inicial do mais comentado jogo entre Fischer e Spassky, no qual como registrado, após o russo ser derrotado, ele levantou e aplaudiu Bobby Fischer de pé, uma atitude extremamente rara em uma competição, ainda mais entre enxadristas, onde o ego e a autoconfiança são fatores predominantes para se esmagar o adversário no tabuleiro. Exato: esmagar. Dado as forças que se enfrentam, um determinado duelo mental de xadrez tende a ser mais violento que uma ferrenha luta física. Eu mesmo, com minhas simples e tropeçadas jogadas, perdi um jogo ao qual lutei com todas as minhas forças recentemente e perdi, saí mais machucado do que qualquer troca de soco que eu tive na vida. O que se pensar de homens como Spassky e Fischer, que levavam em seus ombros nada menos do que a supremacia de nações?

O trailer mexeu muito comigo, é perceptível o empenho dos realizadores em realmente transcrever momentos históricos, e ter coragem em se desenvolver um ícone (contraditório) da cultura americana como Bobby Fischer, independente de ser enxadrista, um homem que antes de tudo representava o sonho americano, bem como a suposta superioridade intelectual de um povo. Ainda é cedo para julgar, mas acho que posso estar diante de um dos melhores filmes da minha vida. Aguardemos o sonho cada vez mais está próximo.



Postar um comentário

0 Comentários