South Park vs sociedade


Sabe aquela conversa do politicamente correto que vem tendo aqui faz um tempinho? Então, minha vez.
Como o Joker e o Ozy eu acho que toda essa história de politicamente correto é uma coisa muito distorcida.
E na hora em que eu pensava em como abordar isso veio na minha cabeça o desenho mais genial dos últimos anos. Parque do Sul South Park.

"Eu conheçu essi tau di parqui do South, é aqueli desenhu onde só falão palavrão? É muintu chatu, só ficá falandu palavrão sem nada inteligenti, para jente retardadá."
Ps:Escrever errado é mais difícil do que parece.

Essa é a definição que eu já vi sendo dada para o desenho diversas vezes. Mas fato é que quem fala isso ou não assistiu ou não prestou atenção, porque sem inteligência nenhuma é a ultima coisa que esse desenho é. Eu vou dizer uma coisa que não é sabida por muitos Vou dizer algo para vocês e querem que gravem isso. South Park é... um desenho critico. Como a piada dos 2 portugueses me ensinou eu fui preparando vocês aos poucos antes de dar a noticia.
"Que piada de português?"
Essa aqui:

Haviam 2 amigos portugueses que moravam no Brasil. O primeiro se chamava Manuel e o segundo Joaquim. Manuel eventualmente voltou para Portugal mas Joaquim continuou morando aqui. Apesar disso ambos continuaram se comunicando através de cartas. Um dia Joaquim recebeu uma carta de Manuel que dizia:
"Caro Joaquim, seu gato morreu."
Joaquim ficou devastado. Então escreveu de volta para Manuel:
"Caro Manuel, não faça assim, quando for dar uma noticia dessas me prepare para ela antes de contar esta. Diga algo como:
Caro Joaquim, seu gato subiu no telhado, escorregou, caiu e veio a falecer.
Meses depois Joaquim recebeu uma carta de Manuel que dizia:
Caro Joaquim, sua mãe subiu no telhado..."

Essa piada foi boa, não? Não? Como assim, preconceituosa? Mas é só uma piada de português? Como assim não pode fazer piada de português? Mas são engraçadas. Não acho que seja preconceito, é tipo dizer que a melhor coisa de Niteroi é a vista do Rio, é engraçado. A piada de Niterói não é engraçada? É sim. Preconceito com quem? Mas isso não se qualifica como... tudo bem, calei. Ok, eu não falo mais. Eu vou parar de fazer o post. Vlw, pessoal o post acabou por muitas piadas "racistas".
.
.
.
.
.
.

Que porra foi essa, vocês devem estar se perguntando. Foi simplesmente a minha mente doida discutindo com uma parodia extremista dela mesma que ela criou(Tudo bem, não simplifiquei muito, mas dá para entender eventualmente). O que eu tentei expressar aqui é que aqueles que seguem a risca o politicamente correto acabam entrando em um campo perigoso para qualquer mente que deseja expressar suas ideias.

Censura 

A censura segundo a wikipedia é:
"Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a circulação de informação. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte."

Ou seja, se você fizer uma piada considerada racista, ela é censurada. Se você disser uma coisa considerada homofóbica ela será censurada. Tudo é motivo de censura. E o que acontece com quem luta contra a censura exagerada? Vocês mesmo viram o exemplo de South Park, um desenho que tenta ao máximo não tentar deixar a censura o restringir é taxado como "desenho idiota que só tem palavrão". O que é mais engraçado é que justamente quem censura tudo é o primeiro a dizer que "é o Charlie". São os primeiros a defender a liberdade de expressão, mas só quando essa liberdade de expressão não entra em conflito com seus ideais distorcidos. Mas vamos terminar essa conversa sobre censura no final, porque falar em ideais distorcidos me lembrou de outro tópico.

Tudo é preconceito




2726
A dificuldade de pegar uma imagem só foi maior do que eu esperava...





Hoje em dia qualquer palavra proclamada por você pode ser considerada "ofensiva" por alguém. É só palavras como "negro", "viado" ou "estupro"(Não são só adjetivos afinal) que já caem matando. Como se fossem palavras proibidas igual naquele filme do gayzinho do Harry Potter(Onde só de falar o nome do vilão Voldemort todos iam a loucura). E não só palavras no popular, o entretenimento é altamente afetado, um exemplo é que até hoje reclamam do fato de um macaco cantar ao som de jazz no filme do Mogli(Mas vamos falar disso mais tarde). 



A tirinha que eu coloquei é de um cartunista chamado Carlos Ruas, recomendo o site dele chamado de Um sabado qualquer. Mas enfim, por que eu colocaria essa tirinha aqui? Simples, Ruas é duramente criticado por alguns cristãos que se sentem incomodados com as tirinhas dele. Se ele fizesse tirinhas com o único objetivo de falar mal da religião e esculhambar tentando dizer que ateus são mais inteligentes ou algo do tipo. Não. São só tirinhas bem sacadas e engraçadas. Mas é claro que iriam reclamar, afinal tem religião no meio. E se tem religião no meio é preconceito religioso, certo?

Posso parecer exagerado mas prevejo que daqui a alguns anos chamar um amigo seu de "viadinho"não será mais possível.



Mas é claro que "tudo" quer dizer apenas o que convém porque ninguém levanta um dedo para defender uma pobre. Do contrario, fazem discursos e a caralha a 4 mas os milhões de direitos que os gays conseguem ninguém lhes da. Na trilha sonora do filme da Disney existe um música titulada de "Bells of Notre Dame"(Sinos de Notre Dame). Se trata da música de abertura do filme. A música introduz o vilão Frollo e nesta parte de introdução do vilão é cantado:



Judge Claude Frollo longed to purge the world of vice and sin. And he saw corruption everywhere expect within."



A tradução seria:



"Juiz Claude Frollo jurou purgar o mundo do vicio e pecado. E ele via corrupção em todo o canto exceto com ele."


Apesar de contexto ser bem diferente eu consigo trocar facilmente o Frollo por moralistas e vicio e pecado por preconceito. Vocês não? Mas agora vamos ao ponto mais importante dos defeitos do exagero no politicamente correto.

O efeito negativo em quem é defendido



E se eu disser que defender tão radicalmente o politicamente correto poderia prejudicar aqueles que eram prejudicados(E infelizmente em certos casos ainda são) pelo preconceito? Você não acredita? Pois bem, escute essa. Você sabia que Louis Armstrong era a primeira escolha dos produtores de Mogi para interpretar o personagem Rei Louie(Que aliais é o segundo personagem mais querido do filme pelos fãs)? Mas eles mudaram de idéia porque colocar um homem negro para interpretar um macaco poderia ser considerado racista, então quem interpretou Louie foi Louie Prima. Vocês sabem o que isso significa? Significa que Louis Armstrong perdeu uma oportunidade de emprego por ser negro. Mas não porque o empregadores eram racistas mas porque alguns moralistas extremistas acusariam eles de racismo se o dessem o emprego.
Podem até dizer que ninguém acusaria a Disney de racismo por uma bobagem dessas mas a verdade é que mesmo depois da mudança, a cena onde Louie canta "I wanna be like you"(Uma das melhores músicas de Disney "by the way") é fortemente acusada de racismo(Embora sem lógica nenhuma!) 

Pensem nessa histórinha da próxima vez que forem acusar algo ou alguém de ser racista, homofóbico ou qualquer outra coisa. 
E agora eu deixo uma imagem que o companheiro Douglas Joker me enviou para terminar o post:


Postar um comentário

0 Comentários