10 Músicas Pesadas de Heavy Metal


Pensei em fazer essa lista meio diferente, espero que vocês achem interessante. Dez músicas pesadas de Heavy Metal você provavelmente já pensa em vozes graves e guturais, instrumentais pesados e afins. A minha ideia foi outra, focar nos temas e ambientações que algumas composições de bandas de rock/heavy metal famosas procuram passar; e às vezes até me impressionam pela forma que passam situações terríveis e desesperadoras. Dividi então justamente por esse critério: temas. Sempre que possível coloquei vídeos com legendas. Bom divertimento, crianças.


10.I Still Love You - Apego


Essa música é estranha. Ela não tem metáforas como músicas sobre amor costumam ter. É só uma declaração de tristeza bem direta.

9.Prison Song - Injustiça


Antes de eu me acostumar lembro que essas questões de como a sociedade é uma baita de uma hipócrita maluca evitando olhar pro buraco flamejante me assustavam bastante. Ainda mais Prison Song, em que o vocalista fala até estatísticas sobre as segundas intenções e teorias da conspiração envolvendo a elite mundial. Não é por nada que a banda tem tantos fãs; muita gente começa a se ligar nessas coisas depois que tem contato com os trabalhos deles.

8.I - Ego


Acho que ego é um dos maiores inimigos que o homem pode criar pra si próprio, e nessa canção o Black Sabbath mergulha fundo nisso. Ao vivo o cantor Dio a interpreta muito bem, ele chegou a declarar que "I"(eu) é sua música preferida com essa banda. Ela tem uma pegada bem pecaminosa.

7.Suicide Solution - Alcoolismo




Não só sobre álcool, mas sobre a última gota: o suicídio. É considerada uma das músicas mais polêmicas da história do rock, já que o Ozzy Osbourne chegou a ser processado pelos pais de um garoto que se matou enquanto a ouvia. Foi uma das primeiras músicas de sua carreira solo. Costuma ser bem popular entre roqueiros, já que é uma tribo que ama encher a cara (a maioria esmagadora). Às vezes quando ouço essa prestando atenção chego até a suar, mesmo sem me mexer.

6.Pick Up The Bones - Genocídio


Além de ser sobre guerra dá pra notar uma ambientação apocalíptica, mas que não é necessariamente fictícia. Muitos lugares do mundo já ficaram parecidos com o apocalipse mesmo (Haiti, África do Sul, Chernobyl, Hiroshima...). Esse vídeo é perfeito, pois na atuação ao vivo Alice que quase sempre busca interpretar suas músicas fica catando os ossos dos mortos no chão.

5.Beyond The Realms of Death - Desesperança


Essa eu não acreditava conforme via a letra pela primeira vez. Ela é muito direta e falando sobre um cara que optou por abandonar o estado de consciência. Acho que isso nem é possível... Mas a ideia é pesada.

4.Cop Killer - Vingança


É super comum pessoas brancas, principalmente policiais, matarem pessoas negras por causa da cor da pele delas; não precisa nem ser um período de guerra ou escravidão... O Bush chegou a fazer que essa canção tivesse que ser retirada do álbum, mas aí todo mundo já tinha ouvido. Ela é bem direta sobre o homem que resolveu sair caçando policiais como contra-golpe ao etnocídio. Meio impossível não se surpreender "Antes você do que eu! Aposto que a sua família está de luto... foda-se!"

3.No More Tears - Depressão


Nessa o vocalista do Black Sabbath estava em um dos picos de seu alcoolismo; chegou a afirmar que escreveu "No More Tears" com o lápis em uma mão e a garrafa na outra. Não deu outra... Além do tom sinistro a letra é bem perturbada: "Eu vejo o homem parado no canto, esperando, ele pode me ver? Eu fecho os olhos e aguardo ouvir a voz de alguém gritando...". A banda conseguiu passar o pessimismo e desespero muito bem.

2.Adios - Overdose


Essa é em alemão... fica foda sem legenda. Mas é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos, então vou colocar a letra dessa aqui.

Ele põe a agulha na veia
E pede à música para que entre
Entre a garganta e o antebraço
A melodia viaja tranquilamente para dentro de seus ossos (Mais! Mais! Mais! Ele quer... Mais! Mais! Mais!)

Ele fechou os olhos
Em seu sangue uma batalha violenta ocorre
Um exército marcha em suas tripas
As entranhas se aquecem lentamente (Mais! Mais! Mais! Ele quer... Mais! Mais! Mais! Mais! Mais! Mais! Ele quer... Mais! Mais! Mais!)

Nada é para você
Nada foi para você
Nada resta para você
Para sempre

Ele tira a agulha da veia
A melodia se esvai através de sua pele
Violinos queimam com gritos estridentes
Harpas cortam suas próprias carnes
Ele abriu os olhos
Mas ele não despertou

Nada é para você
Nada foi para você
Nada resta para você
Para sempre

1.Sabbath Bloody Sabbath - Desespero


Um dos maiores hinos da maior banda de Heavy Metal que já existiu. É sempre bom quem sabe que eles não fizeram só Iron Man e War Pigs, porque esses caras eram muito inteligentes. A música parece ser sobre um tormento interno constante e infinito. Eles não se utilizam de violência ou metáforas chocantes, falam apenas sobre sentimentos praticamente. E parece haver uma desesperança e paranoia quanto ao mundo ao redor no refrão "Eles dizem que você está por conta própria, enchem a sua cabeça de mentiras!", ou seja... não há muita perspectiva de melhoras. O baixista Geezer Butler é muito competente em passar a loucura nas suas composições, esse é um dos melhores exemplos; chega a haver até um insulto "You bastard!" e partes que ficam na sua cabeça "Nothing more to do... living just for dying! Dying just for you!".

P.S.: Eu ia deixar pra postar essa lista no Natal. Mas aí eu pensei "Acho que até o Natal eu consigo pensar em outra coisa" então publiquei agora mesmo. Feliz Natal!

Postar um comentário

0 Comentários