Animais e fogos de artifício


Olá. Nesse Carnaval pela segunda vez eu convivi com o acontecimento de um animalzinho morrer justamente por causa da tentativa de proteção dos donos. Muitos animais enlouquecem de medo com a prática de soltar fogos em celebração, eles não sabem o que está acontecendo e ficam desesperados. Há uns anos atrás, estava tendo jogo do Santos e em comemoração ficaram estourando fogos, um cachorro de uma amiga da minha mãe em desespero tentou sair pela janela. Isso não seria um problema, pois a janela tinha rede, justamente para não haver riscos com o animal e com as crianças. Mas o bicho não raciocinava como nós, e de alguma forma ficou tão desesperado que ficou preso na rede e acabou se enforcando.

Os vizinhos viram e chegaram a chamar os bombeiros. Mas adivinhe? Jogo do Santos, eles coincidentemente só vieram depois que o jogo acabou.

Enfim, ele se debateu até morrer.

Eles podem não ser irracionais, mas só entendem o mundo deles. Fogos e prédios altos são invenções nossas, não fazem parte da natureza deles.


Ouvi uma história parecida esse Carnaval. Mas essa foi mais próxima. O cachorro dessa vez era amigo (vivia junto) de um filhote do meu cachorro, tipo meu neto. Também tem medo de fogos, muito barulho, e no Carnaval a família prendeu ele no banheiro quando foi sair pra festejar. Enfim, mesma coisa. O bichinho tentou pular pela janela. Mas haviam o trancado com a coleira. Desnecessário, mas a intenção não era ruim, é claro. Saindo pela janela ele ficou preso pela coleira e acabou morrendo enforcado também. Mais uma vez, se debateu até morrer.




Tem essas coisas que são simples, mas extremamente tristes. Um momento tão rápido e você tem um cenário trágico desse tipo. Como eu disse, obviamente as famílias de ambos os casos se preocupavam com os animais e inclusive tentaram protegê-los tendo consciência desse medo deles.  Mas veja o que aconteceu. Então queria alertar as pessoas que tem, ou podem vir a ter bichos de estimação pra não acabar caindo nessa horrível armadilha. O medo dos animais de estimação às vezes é praticado de forma dramática e exagerada, eles ficam com um tamanho medo que não entendemos e não esperamos, podendo fazer coisas desse tipo, como pular da janela. Pra eles é como se estivessem em um desastre terrível e ficam desesperados. Então caso o animal tenha esse medo de barulhos, tome todos os cuidados paranoicos e exagerados possíveis. Pense em tudo que pode ser perigoso pra ele no ambiente que será trancado, pois ele pode agir de formas inesperadas, seja o mais paranoico possível pra que ele só possa ficar tremendo de medo e chorando até que o barulho acabe. É melhor prevenir.

Postar um comentário

0 Comentários