POR TRÁS DOS QUADRINHOS: O FANTASMA (The Phanton)


O FANTASMA foi criado por Lee Falk (também o criador do Mandrake) e Ray Moore e lançado como tira de jornal em 1936, tornando-se um dos mais antigos e lendários heróis dos quadrinhos. No Brasil, estreou na "Gazetinha", em 1936. No segundo semestre de 1939, "O Globo Juvenil" conseguiu os direitos dos heróis da King Features, entre os quais o Fantasma. 
O Atual Fantasma é Kit Walker o 21º membro de uma dinastia que combate o mal e a pirataria há cerca de 500 anos, vestindo o mesmo uniforme: uma malha roxa baseada na figura de um deus perdido africano. Sua base de operações é a Caverna da Caveira, localizada na misteriosa e impenetrável Floresta Negra, na África. Mas o "Espírito que Anda" não é um herói solitário, sem qualquer estrutura, pois tem como aliados principais os fiéis pigmeus Bandar, que salvaram o primeiro Fantasma, pensando que ele era o deus loiro que os libertaria da escravidão de outra tribo. Outra aliada é a Patrulha da Selva, fundada por um antepassado seu e de quem é, secretamente, o comandante (o que lhe confere legitimidade junto à lei).
Ele também conta com o ajuda de seu lobo de estimação Capeto e de seu cavalo Herói.
O Fantasma não dispõe de poderes sobre-humanos,usando apenas sua força e intelecto aprimorados para combater o mal, além da falsa fama de imortalidade para amedrontar os inimigos. O Fantasma foi o primeiro herói fictício a vestir um traje colante que se tornou uma marca registrada dos super-heróis e foi o primeiro personagem a mostrar uma máscara sem pupilas visíveis (outro padrão de super-heróis).
Um das principais características do personagem,é o seu anel de caveira, que costuma usar para marcar os criminosos com os seus potentes socos. O Fantasma carrega ainda duas pistolas calibre 45 no seu cinturão de couro preto, com uma fivela imitando uma caveira.
Quando o Fantasma vai à cidade, usa as roupas de um homem comum, se transformando no "Sr. Walker". A cidade que Walker mais atua é Mawitaan, a capital do fictício país africano onde se passa suas aventuras. Nas primeiras aventuras, Mawitaan era chamada de Morristown ou Frazertown.
No Brasil o Fantasma foi por muitos anos,um dos personagens que mais vendeu revistas, pelas diversas editoras que publicaram suas histórias.
O Fantasma foi filmado algumas vezes. A primeira em 1943, num seriado com Tom Tyler (que também fora "Capitão Marvel" em outro seriado). Em 1961 filmou-se um piloto para TV, com Roger Creed, que foi recusado e não exibido. E em 1996, veio o longa estrelado por Billy Zane. Em 2010 houve uma tentiva de se produzir uma série para a TV, que pouco teve a ver com os quadrinhos, com Ryan Carnes como o 22º Fantasma. O herói também apareceu nos desenhos "Os Defensores da Terra" (1986-87) e "Fantasma 2040" (1994-96).

Ney Bellas

CONVITE!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD 



Postar um comentário

0 Comentários