MEMÓRIA NERD: IRWIN ALLEN (1916/1991) UM GÊNIO ESQUECIDO


Aproveitando a onda de "nostalgia nerd" que está rolando pela internet, gostaria de lembrar um cara que muita gente por aí já assistiu a um de seus filmes ou a pelo menos uma de suas séries de TV: IRWIN ALLEN.

IRWIN começou sua carreira como roteirista e apresentador na década de 60. Inicialmente surgiu a oportunidade dele roteirizar e produzir filmes para o cinema, assim em 1961 ele produziu, um clássico do cinema fantástico O. MUNDO PERDIDO, baseado na obra de Arthur C Doyle. Claro que o filme agradou, pois nesta época o "hit" nos cinemas era a produção de filmes com dinossauros (que muitas das vezes eram modelados ou lagartos super ampliados). Depois vieram: CINCO SEMANAS NUM BALÃO, CIDADE SOB O MAR, O DESTINO DE POSEIDON (refilmado recentemente), INFERNO NA TORRE (Steve McQueen e Paul Newman), O ENXAME, DRAMÁTICO REENCONTRO NO POSEIDON e O DIA EM QUE O MUNDO ACABOU, como muitos destes filmes eram de catástrofe, ele ganhou o apelido de "Mestre do Desastre". 
Um filme que não está na lista acima é VIAGEM AO FUNDO DO MAR, de 1961. Este filme acabou por representar o convite de entrada de ALLEN para a TV em 1964. Ele simplesmente pegou o filme, e o refez com alterações para funcionar como piloto da série de mesmo nome, que durou de 1964 até 1968 (110 episódios, fato não tão comum na época). Esta serie tem como curiosidade o fato de ser inicialmente filmada em preto e branco, são 32 episódios feitos assim, e estes episódios abordavam em sua maior parte assuntos de espionagem. Mas, com o aparecimento de Batman e Robin (aquele do Batman barrigudo, e do Robin dizendo: santas armadilhas, Batman! Ou outra coisa santa.....também tinham as onomatopeias - zing, pow, tchan!), outras séries tiveram de aderir às cores, e a um tom mais burlesco. Assim, não só Viagem ao Fundo do Mar, mas também Perdidos no Espaço, passaram a ser produzidos a cores. Em Viagem apareceram aqueles monstros de borracha que todos que assistiram devem se lembrar, e em Pedidos o Dr Smith deixou de lado aquele ar sinistro do início e passou a ser um bufão (oh, dor! Oh, azar! Ignóbil lata de sardinhas!). Em 1966 veio Túnel do Tempo e em 1968 Terra de Gigantes. Mas os estúdios começaram a reclamar dos custos dos episódios, e IRWIN teve de se virar para controla-los. Para se ter uma ideia, em Terra de Gigantes, inicialmente ele mandou construir um equipamento eletrônico que imitava uma mão humana, que realmente segurava os pequeninos (os terráqueos), também havia durex gigante, tesouras gigantes e o melhor......os alfinetes gigantes que serviam de gancho para os pequeninos escalarem os móveis! IRWIN então passou a pegar cenas do acervo de filmes da produtora , e utilizá-las em Túnel do Tempo (era perceptível a diferença entre as tomadas, mas quem ligava para isto nesta época?). 
IRWIN morreu em 02/11/1991, mas sua morte foi ofuscada e passou quase despercebida. Por que? Por causa da morte de um outro ícone da TV: GENE RODDENBERRY, sim ele mesmo! O criador de Startrek...... 
Só para finalizar, e aproveitando que falei em StarTrek: nesta época ninguém ligava para erros de cena, tudo era maravilhoso é fantástico. Ficávamos boquiabertos com as cenas do submarino saindo do mar, do subvoador saindo e entrando no submarino, nos raios lasers das armas da federação, por isto nem ligávamos quando os monstros de borracha de Viagem tinham zíper!, não ligávamos quando as calças de James Tiberius Kirk rasgavam durante as lutas, não ligávamos para os uniformes que encolhiam e obrigavam Spock a puxa-lo para baixo, não ligávamos para o fato das roupas de Tony e Doug voltarem limpas para eles quando eles iam ser transferidos, não ligávamos para a visível maquiagem do Dr Macoy, ou para o fato de Júpiter 5 ficar oscilando no espaço! 


Texto: Paulo Cirino


CONVITE!
Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.
JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD 

Postar um comentário

0 Comentários