Megapost Marvel: Fabulosos X-Men de Chris Claremont e John Byrne

Comentários e análise de Fabulosos X-Men, sobre as edições Giant Size #1, Uncanny X-Men #94-142, escrito por Chris Claremont e desenhos de John Byrne e Dave Cokrum.


Giant Size #1: O computador Cérebro detecta um mutante poderoso na Ilha de Krakoa. Os X-Men (Ciclope, Jean Grey, Destrutor, Lorna Dane, Homem de Gelo e Anjo) são enviados para contatar o mutante, mas misteriosamente desaparecem, com exceção de Ciclope. Então, o Prof. Xavier convoca outros mutantes ao redor do mundo (Noturno, Wolverine, Banshee, Tempestade, Solaris, Colossus e Pássaro Trovejante) para ajudar a descobrir o que aconteceu. Ao chegarem à ilha, descobrem o terrível destino dos X-Men originais.


Edição #94: Na mansão de Xavier, os antigos e resgatados X-Men (Jean, Anjo, Homem de Gelo, Destrutor e Lorna Dane) resolvem deixar a Escola para Jovens Superdotados e seguirem com suas vidas. Os novos X-Men começam seu treinamento na Sala de Perigo. Depois, recebem um pedido de socorro, quando o Conde Nefária e seus Homens-Animais invadem a base Valhalla, o centro do Comando de Defesa Aéreo dos EUA, controlando um poderoso armamento militar.

Edição #95: Os X-Men precisam desesperadamente correr contra o tempo e impedir o Conde Nefária de acionar o sistema Juízo Final que trará a destruição ao planeta. No final, Pássaro Trovejante faz um sacrifício para impedir Nefária de fugir.

Edição #96: Os X-Men tentam lidar com a perda de Pássaro Trovejante. Ciclope é que mais sofre com a perda de seu companheiro de lutas. Pensando em tirar umas férias, o Prof. Xavier pede para Moira McTaggert cuidar de seus alunos em sua ausência. De repente, uma misteriosa criatura Kierrok, o Estraçalhador de Almas invade a Mansão X.

Edição #97: Os X-Men acompanham o Prof. Xavier até o aeroporto Kennedy. De repente são atacados sem nenhum motivo por Destrutor e Polaris. Durante a luta, descobrem que os dois mutantes estão sob o controle de Eric, o Escarlate. A missão de eliminar Xavier dá errado e os três conseguem fugir.

Edição #98: É Natal, mas mesmo assim, o momento de tranquilidade e confraternização dos X-Men é interrompido pelo ataque dos Sentinelas. Jean. Wolverine, Banshee e Charles Xavier são capturados e levados fora da órbita terrestre. Participação especial de Stan Lee e Jack Kirby.

Edição #99: Com a ajuda do Dr. Peter Corbeau, os X-Men remanescentes voam até a estação orbital onde Steve Lang, chefe do Projeto Armagedon e seus Sentinelas estão prendendo Banshee, Wolverine, Jean e Prof. X. Quando parecia derrotado, Lang revela sua ameaça mortal – os X-Men?!

Edição #100: Os novos X-Men precisam enfrentar os X-Men originais. Mas quem são eles de verdade? E para salvar a todos os seus companheiros mutantes, Jean está disposta a dar sua própria vida.

Edição #101: Jean salva a todos, mas, mesmo manifestando a força Fênix, se fere gravemente e entra em coma. Enquanto se recupera no hospital sob os cuidados de Scott e Charles, os outros X-Men tiram umas férias e viajam até o Castelo Cassidy, que Sean herdou recentemente. Porém, seu primo e vilão Black Tom Cassidy e o meio-irmão de Xavier, Fanático prepararam uma armadilha para os heróis.

Edição #102: O confronto brutal entre os X-Men contra Fanático e B;ack Tom. A origem de Ororo e como ela desenvolveu sua claustrofobia.

Edição #103: Os X-Men foram derrotados, porém, Noturno foi o único que conseguiu escapar. Agora, ele é a grande esperança para derrotar Tom Cassidy e Fanático.

Edição #104: Magneto é libertado por Eric, o Escarlate. Quando o mestre do magnetismo está enfrentando os X-Men, Ciclope descobre o verdadeiro plano de Eric – desviar a atenção dos jovens mutantes para atacar o Professor Xavier.

Edição #105: Eric é na verdade o oficial Shakari de Shiar, com a missão de levar Lilandra de volta. Para isso, ele engana o Senhor do Fogo para que lute a seu lado contra os X-Men. Para deter o ex-arauto de Galactus, é preciso a Fênix! Infelizmente, Eric consegue escapar com Lilandra, mas é seguido pelos X-Men.

Edição #106: Os novos X-Men treinam duro, mas nunca parece ser o bastante para seu líder Ciclope, o que deixa alguns como Wolverine bastante insatisfeito. Banshee aconselha Scott a focalizar sua atenção no potencial de seu novo grupo, e não no que o antigo conseguia realizar. Nesse momento, a Sala de Perigo é invadida pelos X-Men originais!

Edição #107: O imperador D’Ken, irmão de Lilandra descobriu uma artefato capaz de destruir o universo como conhecemos. Infelizmente, a Guarda Imperial deve obediência ao imperador e tentam prender Lilandra por traição. Os X-Men vão em seu auxílio e contam com a ajuda inesperada dos Piratas Siderais, lideradas pelo Corsário.

Edição #108: Os X-Men e os Piratas Siderais são tragados para dentro do cristal M’Kraan, e somente o poder da Fênix pode salvar o universo. Ela também descobre que o Corsário é pai de Scott. É a estreia de John Byrne nos desenhos.

Edição #109: Os X-Men retornam de sua aventura no espaço, e traz Lilandra junto. Sean, Moira, Tempestade e Colossus estão passando algum tempo juntos num piquenique à beira de um lago, quando Wolverine é atacado por James Hudson da Tropa Alfa, que veio para levar o carcaju de volta ao Canadá.

Edição #110: Um dia de descanso e relaxamento na Escola para Jovens Superdotados do Prof. Xavier, onde eles aproveitam para jogar beisebol. Quando estão na Sala de Perigo para uma sessão de treinamento, são atacados e ficam presos dentro da sala.

Edição #111: Fera recebe um sinal de socorro que o leva ao circo local. Lá, ele descobre que os X-Men são atrações circenses, e, ao investigar mais a fundo, vê que seus amigos mutantes estão sob o controle mental de Mesmero. Mesmo assim, o desafio mais difícil, ainda está por vir na forma de Magneto.

Edição #112: Magneto captura os X-Men, levando-os até uma de suas instalações que fica na Antártica. Mesmo tentando reagir, os pupilos de Xavier não são páreos para o poder e o desejo de vingança de Erik.

Edição #113: Presos em uma das instalações de Magneto na Antártica, os X-Men acabam se separando na tentativa de escapar de uma erupção vulcânica.

Edição #114: Jean e Hank se separam do resto do grupo e acham que eles morreram no desmoronamento. Eles conseguem sobrevier a uma nevasca na Antártica e retornam à Mansão de Xavier, apenas para dar a má notícia a seu mentor. Os outros x-men vão parar na Terra Selvagem, também achando que seus amigos – Jean e Hank – estão mortos.


Edição #115: Após enfrentar Sauron na Terra Selvagem, os X-Men recebem um pedido de socorro de Ka-Zar para deter Garokk, o homem petrificado, encarnando o deus sol. Para piorar as coisas, começa a nevar como consequência do desequilíbrio ecológico provocado pela cidade construída por Garokk.

Edição #116: Os X-Men são capturados pelos lacaios de Garokk, mas Wolverine, Ororo e Kurt conseguem invadir a cidade erguida e libertar seus companheiros. Agora, Ciclope é o único que pode derrotar o petrificado.

Edição #117: Pegos numa tempestade após deixarem a Terra Selvagem, os X-Men são resgatados por um navio cujo destino é o Japão. Ainda achando que seus companheiros estão mortos, Jean decide tirar umas férias e deixa a Mansão. Xavier revive seus tempos de juventude quando enfrentou o telepata Amahl Farouk no Cairo, o primeiro grande desafio de sua vida.

Edição #118: Atormentado com a “morte” de seus pupilos, Xavier decide deixar a Terra e parte para Shi’ar junto de seu amor, Lilandra. Seis semanas após serem resgatados em alto mar, os X-Men chegam ao Japão em uma situação crítica e a tempo de ajudar Solaris contra Moses Magnum e seus Mandroides. Wolverine conhece Mariko Yashida.

Edição #119: Os X-Men tentam deter Magnum antes que ele destrua todo o arquipélago japonês. Mas para isso, Sean Cassidy, o Banshee teve de fazer um sacrifício final e acaba danificando suas cordas vocais.

Edição #120: Os X-Men partem de Tóquio rumo à Nova York, mas uma vez mais, seu destino final deve ser adiado. Uma estranha tempestade força o avião deles à pousar no Canadá. Lá, James Hudson e sua tropa Alfa, formada por Estrela Polar, Aurora, Pássaro da Neve, Shaman e Sasquatch, esperam para levar Wolverine de volta ao governo canadense.
Edição #121: Segue-se um grande confronto entre os X-Men e a Tropa Alfa. Ao perceber que seus amigos estão em pergio, Wolverine resolve se entregar. Hudson libera os X-Men para voltarem pra casa, mas dentro do avião, eis que se encontra Wolverine são e salvo.

Edição #122: Os X-Men retornam à Mansão X, mas não encontram ninguém. Xavier está com Lilandra em Shi’ar. Na Escócia, Jean passa suas férias com Moira, Alex e Lorna. Lá, ela tem seu primeiro contato com Jason Wyngarde.

Edição #123: O Árcade é contratado para matar os X-Men. Um a um eles são capturados e colocados em uma situação desafiadora. Ciclope consegue escapar de seu desafio, encontra-se com Wolverine, mas os dois são surpreendidos por Colossus, que sofreu lavagem cerebral.

Edição #124: Presos dentro do Mundo do Crime criado pelo Árcade, os X-Men terão de usar de todos os seus talentos, tanto individualmente, quanto em grupo para sobreviver.

Edição #125: Na Ilha Muir, Moira realiza teste em Jean e se surpreende com o imenso poder que ela carrega dentro de si. Jason Wyngarde revela que seus planos para dominar a mente de Jean estão quase completos. Os X-Men descobrem que Jean e o Fera sobreviveram, mas quando Ciclope entra em contato com a Ilha Muir, descobre que seus ilustres habitantes estão sendo atacados.

Edição #126: Ciclope, Tempestade, Noturno, Banshee, Colossus e Wolverine voam até a Ilha Muir para verificar o que está acontecendo, além de reencontrarem com Jean. Lá, descobrem que o Mutante X é filho de Moira McTaggert e está atacando as pessoas devido a sua necessidade de absorver a essência delas.

Edição #127: Mutante X, também conhecido como Proteus tem o poder de alterar a realidade ao redor de suas vítimas, e está atrás de seu pai, Joe McTaggert. Ao encontrá-lo, Proteus possui o corpo de seu pai e avança pra cima de Moira.

Edição #128: Com a vida de Moira em perigo, os X-Men precisam usar de todas as suas habilidades individuais e em grupo para impedir Proteus. Será Colossus a última esperança para seus companheiros mutantes?

Edição #129: Os X-Men, agora com Jean, retornam à Nova York, enquanto que Banshee decide ficar na Ilha Muir junto com Moira. O Professo X também está de volta. Cérebro detecta a presença de dois novos mutantes. Xavier vai à Chicago e visita Kitty Pryde, juntamente com Wolverine, Tempestade e Colossus, mas esses são capturados por Emma Frost, a Rainha Branca do Clube do Inferno.

Edição #130: Scott, Jean e Kurt conhecem a segunda mutante detectada por Cérebro em Manhattan – Cristal. Os quatro também são atacados por soldados do Clube do Inferno, mas conseguem escapar. Jason Wyngarde continua com seu poder de persuasão e controle mental em Jean Grey, desta vez, tornando-a a Rainha Negra do Clube do Inferno.

Edição #131: Scott, Jean, Kurt e Cristal salvam Kitty que conta o que aconteceu com seus outros companheiros mutantes. Então, eles partem para o resgate invadindo o esconderijo de Emma Frost. Depois de uma ferrenha batalha e um confronto decisivo entre Emma e Jean, os X-Men conseguem voltar pra casa. Cristal decide seguir seu rumo. Jean usa seus poderes telepáticos para manipular o pai de Kitty, deixando Scott e Ororo apreensivos.

Edição #132: Tentando encontrar uma conexão entre Emma Frost e o Clube do Inferno, os X-Men invadem o clube durante sua festa de aniversário. Um a um os mutantes são facilmente derrotados pelo círculo interno formado por Sebastian Shaw, Harry Leland, Donald Pierce e Jason Wyngarde. Wyngarde revela ser na verdade, o Mestre Mental, antigo inimigo dos X-Men, e controla em definitivo Jean Grey transformando-a na Rainha Negra.

Edição #133: Wolverine é o único x-man que escapou do primeiro ataque ao Clube do Inferno, e agora, sozinho, ele tenta resgatar seus companheiros. No plano astral, Scott num duelo de vida ou morte contra o Mestre Mental.

Edição #134: O Mestre Mental criou uma ilusão onde Jean acredita ter voltado no tempo e incorporado um ancestral do século 18. Ao matar Scott no plano astral, o vilão cometeu o erro de libertar Jean de seu controle. Além disso, Wolverine consegue sozinho invadir novamente o Clube do Inferno e ajudar a libertar seus companheiros. Ao final Jean sucumbe ao poder da Fênix Negra!


Edição #135: A Fênix Negra ataca os X-Men que conseguem escapar com vida por pouco. Depois disso, a sombria entidade se afasta até os confins do espaço, e para saciar sua fome, absorve toda a energia de uma estrela. O problema é que essa estrela alimentava um planeta habitado que é completamente destruído. Cinco bilhões de vidas são vaporizadas. Um cruzador imperial Shiar detecta a anomalia, mas também é destruída pela Fênix Negra, porém, antes, consegue transmitir sua situação para a Imperatriz Lilandra.

Edição #136: Lilandra decreta o fim da Fênix Negra. Na Terra, o Prof. Xavier prova porque é o maior telepata da Terra e consegue derrotar a entidade maligna fazendo com que Jean assuma o controle novamente, pelo menos por enquanto.

Edição #137: Os X-Men são levados à presença da Imperadora Lilandra, que exige o fim da Fênix. Mas Xavier recorre à um aspecto da lei de Shiar e consegue ganhar tempo ao oferecer um duelo entre seus alunos e a Guarda Imperial. No dia seguinte, os competidores são transportados para a área azul da Lua, onde farão um confronto definitivo pela vida de Jean Grey.

Edição #138: Durante o funeral de Jean, Scott relembra seus momentos desde a criação dos X-Men até chegar àquela hora. Muito mais do que apenas um resumo da trajetória do grupo, na verdade, trata-se de uma bela homenagem aos mutantes.

Edição #139: Ororo e a nova aluna da Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, Kitty Pryde saem juntas para se conhecerem melhor. Enquanto isso, Logan deseja acertar sua situação com o governo canadense. Ele e Noturno partem para o Canadá, mas chegando lá, descobrem que a Tropa Alfa está atrás do Wendigo.

Edição #140: O confronto final com Wendigo. Gravemente ferido, Logan é posto fora de combate. Porém, será preciso um wolverine para derrotar a mística criatura. Então, Pássaro da Neve quase sacrifica sua humanidade para se tornar uma wolverine.

Edição #141: No futuro apocalíptico para os mutantes, uma célula de resistência formada toma uma decisão definitiva para tentar mudar o destino dos mutantes, e para isso, Kate Pryde retorna ao passado, ou seja, nossos dias para evitar o assassinato do senador Robert Kelly e consequentemente uma série de eventos que irá desencadear o futuro sombrio em que ela vivia. Primeira parte de Dias de um Futuro Esquecido.


Edição #142: A nova Irmandade de Mutantes liderada por Mística invade a conferência em que o Senador Kelly está debatendo com Moiras e Charles. No futuro, os X-Men remanescentes são eliminados um a um, e no presente, uma batalha extraordinária entre os X-Men e a Irmandade de Mutantes, tudo pelo destino de Kelly. Conclusão de Dias de um Futuro Esquecido.


Houve uma época, durante a década de 1970 que a revista dos X-Men estava para ser cancelada, não fosse o lançamento de Giant Size X-Men #1, que revolucionou as histórias do grupo por trazer não somente uma nova formação, mas uma formação internacional, apresentado mutantes de vários países. Isso ajudou não só a ampliar a variedade de leitores, mas também, mostrar que mutantes nascem ao redor do mundo todo. Além disso, o talento de Chris Claremont nos roteiros o levou a desenvolver muito bem os relacionamentos entre seus novos membros, recheados de drama e ação. Nesse período foram produzidos grandes histórias como a Saga da Fênix Negra e Dias de um Futuro Esquecido. Leitura altamente recomendada.

Por Roger

Parte 01:


Parte 02:

Postar um comentário

0 Comentários