Opinião rápida: Mitologia Nórdica


Esse livro saiu há alguns meses e foi falado em vários lugares. Pude lê-lo essa semana, então posso passar uma rápida impressão pra vocês.


O grande Gaiman conheceu o Thor na infância por meio das HQs do Jack Kirby na Marvel, na época que quem colaborava com ele era o Larry Lieber, irmão do Stan Lee. Ele começa o livro apresentando as origens mais específicas dos personagens principais: Thor, Odin e Loki. Não dura muitas linhas, Gaiman começa então a narrar toda a origem mitológica do universo nórdico, com os nove mundos, a sabedoria gigantesca de Odin, os filhos de Loki e afins. Todas as histórias contadas são muito boas, a maioria bem divertidas, algumas chegam a ser engraçadas ao ponto que eu até dei risada. Na versão original desses contos havia um tom bem cartunesco do Thor nocautear as pessoas e os asgardianos comerem e beberem em quantidades absurdas em pouco tempo. Uma boa parte dos elementos da história servem pra explicar coisas que eram curiosas e ainda não tinham explicações científicas na época, como terremotos e ondas do mar. Ele vai seguindo por vários eventos que parecem sempre muito pertinentes à história do povo de Asgard, até chegar no Ragnarök: o fim de tudo.


Eu mesmo NUNCA fui fã de Mitologia Nórdica. Tinham bandas de metal que eram baseadas nisso e eu nunca gostei, nunca joguei mais de 40 minutos do RPG Ragnarok e o próprio Thor foi uma revista em quadrinhos que nunca curti por causa do jeito dele de falar. E resumindo... Eu gostei muito do livro, recomendo de verdade, é uma aquisição que eu acredito que valha a pena. A princípio achei suspeito um livro com um título como "Mitologia Nórdica" ser tão pequenininho, temi que fosse apenas comercial, mas ao terminar de ler não senti que ele seja uma enganação e não carregue as melhores histórias da mitologia nórdica. Foi a impressão minha, que entendia bem pouco dessa mitologia até então, e acabei de ter bons momentos lendo esse último livro do senhor Gaiman. Eu não deveria estar surpreso, hehe.

RECOMENDADO!

Eu ia dizer que gosto muito dele, mas acho que todo mundo gosta, não é mesmo? Hehe.

Postar um comentário

0 Comentários